Sunday, February 18, 2007

Agências online com ritmos de crescimento de 100% ao ano

O sector de viagens online está a viver uma fase de plena expansão. Nos últimos anos, o ritmo de crescimento tem rondado os 100% e estima-se que este número se mantenha por mais quatro anos.
Em 2005, um estudo afirmava que 12% das reservas turísticas tinha sido realizada online. Em 2006, esta percentagem aumentou para 18% e Ignacio Martos, ex- director geral do Rumbo, defende que " em 2010 mais de metade das vendas do sector turístico vão ser feitas da internet".

Em Espanha, em 2005 contavam-se cerca de 800 operadores turísticos a operar no mercado virtual. No entanto, 54% das vendas online concentravam-se em 15 portais.

Os cinco portais mais requisitados eram:
- Iberia
- Rumbo
-Edreams
- Vueling
- Viajar.com

O final 2006 ficou marcado por alterações neste sector. Assim, a Edreams foi comprada pela empresa californinana TA, por 150 milhões de euros, e o grupo Planeta ofereceu cerca de 35 milhões pelo muchoviaje.com.
Estes valores contagriaram as restantes empresas online, no sentido de se colocarem à venda. No entanto, José Riviera não tem dúvidas, " a empresa não pensa em vender, só em comprar".

De destacar que no passado, Rumbo já comproi dois portais online: despegar.com e viajarabajoprecio.com. Esta compra foi determinante para o aumento do volume de negócios, transformando o Rumbo num dos principais portais turísticos.

No comments: